3 dicas de calibragem do pneu de bicicleta

3 dicas de calibragem do pneu de bicicleta

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no reddit
Compartilhar no twitter

Embora entender o básico sobre calibragem do pneu de bicicleta (e até seja) algo bem simples, muita gente ainda se pergunta qual a pressão correta que devo aplicar na minha bike? Ainda mais quando estamos nos referindo aqueles que estão dando as primeiras pedaladas.

Não erre na Calibragem do pneu da Bicicleta. A pressão nos pneus da bike ainda é motivo de muitas dúvidas para os ciclistas

Pontuamos 3 coisas essenciais que todo ciclista precisa saber sobre pressão nos pneus da bike, para que você possa pedalar com mais tranquilidade e obter melhor desempenho no pedal.1

1- Pressão nos pneus da Mountain bike

Talvez você ainda não saiba, mas 35 e 65 PSI é a média de calibragem ideal para se usar numa bicicleta do tipo mountain bike. Porém, é preciso que se leve em conta o tipo de pneu utilizado. No caso de um pneu slick, por exemplo, a pressão da calibragem pode atingir 80 PSI.

2- Pressão nos pneus para Bike Speed

As famosas bikes do tipo speed usam pneus específicos, que possuem larguras variáveis de 20mm e 28mm. Desta forma, a pressão do pneu da bike deve ser um pouco maior, pois caso contrário, o uso de uma calibragem baixa poderá causar mais impacto e atrito, além de danos à bicicleta e ao ciclista.

Aplique a pressão de 85 e 120 PSI, ou no caso do pneu do tipo tubular, no máximo 200 PSI.

3- Atente-se a lateral de cada pneu

Há uma dica básica e simples para ajudar os ciclistas no que tange a pressão dos pneus da bike. Você já experimentou olhar a lateral do pneu da bike? Para cada largura há o número aproximado de pressão adequada para o pneu, as pressões na tabela schwalbe utilizam um peso referência de uns 75kg que leva em conta o peso do ciclista e o modo com o qual ele conduz a bike. A tabela abaixo dá uma noção da pressão adequada para sua bike:

Largura do pneuPressão recomendada
20 mm
9,0 bar
130 psi
23 mm
8,0 bar
115 psi
25 mm
7,0 bar
100 psi
28 mm
6,0 bar
85 psi
30 mm
5,5 bar
80 psi
32 mm
5,0 bar
70 psi
35 mm
4,5 bar
65 psi
37 mm
4,5 bar
65 psi
40 mm
4,0 bar
55 psi
42 mm
4,0 bar
55 psi
44 mm
3,5 bar
50 psi
47 mm
3,5 bar
50 psi
50 mm
3,0 bar
45 psi
54 mm
2,5 bar
35 psi
57 mm
2,2 bar
32 psi
60 mm
2,0 bar
30 psi

Fonte da tabela:  Schwalbe

Dica: de acordo com o tipo de terreno que você pedalar, você pode diminuir o PSI para ganhar em performance e estabilidade em curvas. Por exemplo, num piso mais arenoso, diminua de 1 a 3 PSI. Já em um terreno com o chão mais firme, você pode fazer o oposto e aumentar a PSI, também de 1 a 3.

O que quer dizer a sigla PSI?

Psi (forma abreviada do inglês pound force per square inch) ou libra-força por polegada quadrada, pressão resultante da força de uma libra-força aplicada a uma área de uma polegada quadrada.  Esta unidade é utilizada pela indústria inglesa e americana, apesar de estar sendo gradativamente substituída pelo Pa (pascal) e pelo bar, visto que o PSI é baseado na unidade libra do arcaico Sistema Inglês.

Para conferir se os pneus da bike estão com a pressão certa, adquira um manômetro, ele é de longe a melhor maneira de se medir a pressão correta da calibragem do pneu de bicicleta.

News Pedalemos

Conteúdos exclusivos. Cadastre-se grátis!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no reddit
Compartilhar no twitter
Deixe sua opinião
Capacete com tecnologia MIPS: entenda como funciona o sistema de...
10 cuidados ao pedalar no verão
Especialização em oficinas de bicicletas
Aprovada a redução do imposto na importação de peças de...

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0

News Pedalemos

Receba novos conteúdos primeiro!Cadastre-se grátis!