A importância do alongamento pós treino

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A importância do alongamento pós treino

O alongamento muscular  é um tipo de exercício físico que tem por objetivo dar mais agilidade, elasticidade, melhora da aptidão física, promoção de saúde, aumento na amplitude do movimento muscular e articular (flexibilidade) , mantendo a qualidade de vida.

Estudos apontam que o alongamento antes do exercício de força pode reduzir muito o rendimento do atleta, prejudicando sua performance durante uma competição. Mas, se o seu treino for leve e o alongamento de forma moderada não há prejuízo. 


Portanto, antes dos treinos, de preferência ao aquecimento, para que ocorra um aumento da temperatura corporal, aumentando o fluxo sanguíneo para os músculos, melhorando a condução dos impulsos nervosos até aos músculos, melhorando o desempenho e diminuindo a probabilidade de leões.

Porém ao final do treino o alongamento é essencial pois, atividades físicas nas quais as fibras musculares tenham sido recrutadas durante vários minutos ou até mesmo por horas, como ocorre no ciclismo, milhares de contrações dos sarcômeros são realizadas e, por este motivo, é natural que as unidades motoras encontrem-se com sua zona de sobreposição aumentada, o que predispõe o desenvolvimento de encurtamento muscular caso um alongamento direcionado às cadeias musculares recrutadas não seja realizado após o término dos exercícios.

Logo o alongamento no final do esforço físico tem por finalidade evitar o encurtamento muscular, devido às fortes e sucessivas contrações musculares ocasionadas pelo treinamento, alinhamento das fibras musculares, relaxamento da musculatura, alivio de espasmos musculares, redução de edemas, auxiliando na recuperação e preservando a amplitude de movimento (ADM).  

Mas é preciso cuidados com a maneira como proceder depois de feito um exercício que cause uma intensa fadiga, o alongamento deve ser leve, de menor amplitude articular pois, os músculos e articulações estão bem aquecidos, deve ser leve e gradual, sem causar desconforto ou dor!

Segue uma série de exercícios de alongamentos para você realizar realizar após seu pedal

alongamento pós treino







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Suely Oliveira

Suely Oliveira

Meu nome é Suely de Oliveira, sou profissional de Educação Física, com pós-graduação em Personal Training e graduanda do curso de Fisioterapia. Pratico o ciclismo há 8 anos.

4 Comments

  1. Toninho Mete Marcha

    Muito bom Sú e sempre me ajudando com suas dicas e dico muito feliz em compartilhar suas experiências.

    1. Suely Oliveira

      Olá Toninho! Estamos ai para combribuir! Obrigada pela confiança! Forte abraço

  2. Maria Bernadete de Souza Cortes

    Parabéns, muito sucesso! Belo trabalho.

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