Alimentação pré-treino: veja o que comer e o que evitar antes do ciclismo

Alimentação pré-treino: veja o que comer e o que evitar antes do ciclismo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no reddit
Compartilhar no twitter
alimentação pré-treino

Engana-se quem pensa que a alimentação pré-treino deve ser feita apenas para atletas que objetivam performance. Pelo fato de muitos ciclistas amadores não encararem o pedal como um esforço, mas como o melhor momento do dia, aquela hora de descontração e lazer, é comum achar que não há necessidades nutricionais para serem supridas para encarar a pedalada.

No entanto, o fato é que o alimento é o combustível do nosso organismo. É através da alimentação adequada que o ciclista ou qualquer praticante de atividade física garante que vai ter a energia suficiente para o pedal e até mesmo depois dele, já que ingerindo os nutrientes corretos e na hora certa, ainda é possível receber um auxílio na recuperação pós-treino.

Mas até mesmo os ciclistas que sabem da importância da alimentação antes, durante e depois do pedal ficam com dúvidas. Pensando nisso, separamos algumas dicas e sugestões do que comer e o que deve ser evitado antes da pedalada.

É importante lembrar que a alimentação irá variar de acordo com o tempo, ou seja, a duração, e a intensidade do treino. O ciclismo, por sua vez, é uma atividade que costuma ser mais longa, ultrapassando uma hora mais ou menos e, por isso, é necessária total atenção à alimentação para que o organismo tenha de onde tirar a energia suficiente para conseguir completar a atividade.

Alguns sintomas como fraqueza, tontura, cansaço, fadiga muscular e mau humor podem ser sinais de falta de energia durante o treino, portanto, fique atento!

A alimentação adequada para cada tipo de organismo e atividade proporciona um aumento de energia, que resulta num melhor desempenho, além de ajudar a evitar o catabolismo muscular, que nada mais é do que a degradação dos músculos para fornecer a energia para o corpo quando a energia provida pelo alimento está em falta no organismo. Ou seja, quando o corpo passa a se alimentar de massa muscular para obter a energia que necessita para conseguir executar os exercícios, o que não é interessante, já que a musculatura fortalecida é fundamental para o bom funcionamento do corpo.

Um bom pré-treino começa entre 30 e 40 minutos antes do treino. Além de uma alimentação variada e balanceada, prioriza-se os alimentos ricos em carboidratos e de fácil digestão. É válido destacar também a importância da ingestão de líquidos no pré-treino que são fundamentais para manter o equilíbrio dos eletrólitos.

Alimentos pré-treino

Abaixo, veja uma lista com alguns exemplos de alimentos para ser ingeridos antes do pedal – que podem ser escolhidos de acordo com o paladar.

  • Banana
  • Mamão
  • Maçã
  • Abacate
  • Pães
  • Massas integrais
  • Torradas
  • Tapioca
  • Mel
  • Batata doce
  • Mandioca
  • Sucos naturais

Evite na alimentação pré-treino

Já os alimentos pesados, gordurosos como frituras, manteiga, óleos, creme de leite, castanhas devem ser evitados, uma vez que o estômago não deve estar muito cheio para a prática.

Uma vez que nos exercitamos com o estômago muito cheio é possível ocorrer um desvio no fluxo sanguíneo e ao invés do sangue levar e concentrar toda a energia para os músculos que estão exercendo a atividade física, ele terá que direcionar toda a energia para o estômago, que necessita fazer a digestão, e como consequência disso o praticante tem a diminuição de seu ritmo e caimento de performance.

Atenção

É importante destacar que a recomendação é procurar orientação de um nutricionista, pois a composição dos alimentos pode depender de alguns fatores como: horário de início do treino, duração, intensidade, e ainda fatores individuais como a intolerância gástrica para alguns alimentos.

A alimentação varia de organismo para organismo e cada indivíduo possui necessidades próprias, então, não hesite em ter um acompanhamento nutricional para criar um cardápio equilibrado para sua rotina!

A seguir, veja mais dicas de como escolher a alimentação pré-treino adequada:

News Pedalemos

Conteúdos exclusivos. Cadastre-se grátis!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no reddit
Compartilhar no twitter
Deixe sua opinião
Capacete com tecnologia MIPS: entenda como funciona o sistema de...
10 cuidados ao pedalar no verão
Especialização em oficinas de bicicletas
Aprovada a redução do imposto na importação de peças de...

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0

News Pedalemos

Receba novos conteúdos primeiro!Cadastre-se grátis!