Bermuda de ciclismo: Saiba como escolher o melhor forro e a densidade ideal

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no reddit
Compartilhar no twitter
Bermuda de ciclismo: Saiba como escolher o melhor forro e a densidade ideal

Falar de roupa para pedalar é, com certeza, pensar na escolha da bermuda de ciclismo ideal para acompanhar a hora da prática. Isso porque, a peça é um dos itens essenciais para o ciclista que busca, entre outros benefícios, o conforto, uma vez que a atividade acaba exigindo muito do corpo.

Quando pedalamos temos três pontos de contato com a bike. São eles: as mãos, pés e os glúteos. Dentre eles, o ponto de maior contato com a bicicleta são os glúteos, logo a escolha certa da bermuda de ciclismo é de extrema importância, já que ela tem como principal benefício a absorção de impactos durante a pedalada e proporcionar maior conforto ​​durante a atividade.

São inúmeras as opções de bermudas de ciclismo disponíveis no mercado, além de tecidos e forrações diferentes que acabam influenciando na hora compra. Já mostramos aqui as diferenças entre os forros de espuma e gel usados nas bermudas e, agora, falamos sobre densidade que cada forro possui.

A densidade do forro nada mais é do que a  “almofadinha” que fica no forro da bermuda, que precisa ser adequada para suportar o peso do ciclista, gerando um amortecimento entre ele e o selim.

Em uma mesma marca podemos encontrar diferentes densidades, o que acaba gerando dúvida, principalmente, entre os ciclistas iniciantes, que precisam se atentar à escolha da densidade ideal do forro, seja numa bermuda, calça, bretelle, shorts ou macaquinho.

As densidades dos forros variam de 40/80 a 120 e possuem especificações: o forro de entrada, o intermediário e destinado para alta performance.

É fundamental pontuar, primeiramente que a densidade ideal do forro de ciclismo, está diretamente relacionada com o nível de pedal (duração/horas) e o peso do ciclista. Ou seja, quanto mais pesado for o ciclista, maior será a compressão contra o selim, logo ele requer de um forro com uma densidade melhor e maior.  

Algumas marcas como, a Sol Sports, trazem essas informações na etiqueta, facilitando o ciclista na hora de avaliar o produto para a compra.

bermuda de ciclismo
Foto: Sol Sports

Apesar disso, é preciso destacar que a densidade mais adequada é aquela que apresenta chamada “espuma de memória”, que nada mais é do que a capacidade da espuma voltar ao estado inicial ao longo do tempo de uso, que ajuda, principalmente, para quem realiza pedais de longa duração.

Além da densidade do forro, produtos de qualidade apresentam outras características de importante destaque:

  • Anatômico;
  • Respirabilidade;
  • Tecnologia antibactericida (Silvadur), que limita o crescimento de bactérias;
  • Tecnologia anti-atrito;

 

Importante destacar que quanto melhor for densidade do forro e as tecnologias aplicadas no produto, o custo dele acaba sendo, inevitavelmente, maior.  Mas lembre-se, se você decidiu praticar o ciclismo, um produto de qualidade é investimento na sua saúde, no seu bem-estar, proporcionando prazer, conforto e uma melhor experiência no esporte.

 

Abaixo, saiba mais sobre como escolher o forro ideal para a bermuda de ciclismo:

 

Reproduzir vídeo
Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no reddit
Compartilhar no twitter
Suely Oliveira

Suely Oliveira

Meu nome é Suely de Oliveira, sou profissional de Educação Física, com pós-graduação em Personal Training e graduanda do curso de Fisioterapia. Pratico o ciclismo há 8 anos.

2 Comments

  1. Fábio Henrique

    Parabéns pela explicação muito esclarecedor obrigado 👏🏼👏🏼👏🏼

  2. Anônimo

    Parabéns pelo conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pedalemos | Todos os direitos reservaods © 2021 Comunicas. 

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0