Confira exemplos vibrantes de perguntas e respostas com o Melo.AI!
Boa, vamos falar de performance pura! A relação de marchas é calculada pela divisão do número de dentes do prato pela quantidade de dentes do pinhão. Maior relação significa mais resistência, mas maior velocidade potencial – ótimo para trechos planos e descidas. Menor relação ajuda nas subidas, pois reduz a resistência. A dimensão do aro e a espessura do pneu também influenciam, já que afetam a circunferência final da roda e, consequentemente, a distância percorrida em cada rotação do pedal. Para treinos de estrada, você talvez queira uma roda maior com pneus mais finos, minimizando a resistência ao rolamento e maximizando a eficiência. Se liga que há calculadoras de relação de marchas online que consideram todos esses fatores e te dão o desenvolvimento em metros por rotação do pedal, o que é top pra ajustar seus treinos com precisão aerodinâmica! Acesse o blog pra uma análise detalhada sobre como tirar o máximo dos seus treinos.
Beleza, vamos nessa. Você vai precisar verificar o câmbio, os cabos e os limitadores. Checa se os cabos não estão esticados demais ou frouxos, e dá uma olhada nos parafusos dos limitadores pra garantir que as marchas estejam alinhando certinho. Qualquer coisa, temos tutoriais lá no blog pra dar aquele help.
Ah, aquela famosa sinfonia dos freios, né? Primeiro, confere se os discos ou as sapatas não estão sujos ou desgastados. Depois, pode ser uma boa ideia ajustar a tensão dos cabos ou até realinhar a pinça do freio se for a disco. Têm dicas top no nosso blog que vão fazer o seu freio ficar sussa e eficiente.
Ei, nada de dor nas costas, hein? O selim tem que estar na altura que te permita estender a perna quase completamente no ponto mais baixo do pedal. E o ângulo do selim? Bom, geralmente ele fica plano, mas você pode ajustar um tiquinho pra ver o que fica melhor pra você. No www.pedalemos.com.br/blog tem mais dicas pra deixar teu trono aà no ponto!
Saquei, bicho. Parece que sua corrente tá pedindo uma lubrificação caprichada. Primeiro limpa bem ela com um desengraxante, depois aplica um bom lubrificante especÃfico pra correntes de bike. E não esquece: lubrifica só nos elos, sem excesso, pra não atrair sujeira, beleza?