A história do ciclismo de estrada

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no reddit
Compartilhar no twitter
A história do ciclismo de estrada

Esta modalidade é uma das mais apaixonantes e que mais arrastam multidões ao redor do mundo. Dentre as competições, os grandes expoentes mundiais do ciclismo de estrada são o Tour de France, a Volta da Espanha e o Giro d’italia. Esta é também uma das categorias que mais exigem dos atletas, pois os trajetos percorridos costumam ser muito longos e, por isso, requerem muito treinamento e condicionamento físico.

A prática do ciclismo de estrada se fortaleceu no fim do século XIX e a primeira prova oficial data de 31 de maio de 1868, no Parc de Saint-Cloud, em Paris, vencida pelo britânico James Moore. Foi ele que venceu também a primeira prova entre cidades, disputada dia 7 de novembro de 1869. Moore completou o trajeto de 123km entre Paris e Rouen em 10h25. Mais do criar uma das provas dentro do ciclismo, este evento teve um caráter social e divulgou a bicicleta como um meio de transporte mesmo para distâncias consideradas longas.

O ciclismo de estrada, assim como o de pista, está presente no programa dos Jogos Olímpicos desde 1896, ano da primeira edição dos Jogos, mas, diferente do “irmão”, esteve presente em todas as Olimpíadas da Era Moderna desde sua criação. 

As provas do ciclismo de estrada se dividem em quatro. São elas: 

Ciclismo de estrada

Esta prova é disputada por equipes e o que conta é a resistência física e o sprint final. Os atletas largam ao mesmo tempo, respeitam a estratégia de suas equipes e disputam nos últimos metros, normalmente, quem será o vencedor. Os trajetos, que podem ser fechados ou de um local ao outro, variam de dificuldade e tamanho, mas têm entre 250km e 280km, para homens, e 100km e 140km, para mulheres. 

Esta categoria detêm as competições mais famosas do mundo, como o Tour de France (França), Giro d’Italia (Itália) ou La Vuelta (Espanha). Foram estas provas que consagraram o norte-americano Lance Armstrong como o atleta que mais difundiu o ciclismo de estrada em todo o mundo, seja por suas conquistas, seja por suas polêmicas.

Ciclismo de Estrada
imagem - bikeaospedacos.com.br

Ciclismo Contra-Relógio Individual

Esta prova acontece em percursos entre 40km e 50km, para os homens, e 20km e 30km, para as mulheres. Os atletas largam em intervalos de 90 segundos e vence quem completar o trajeto em menor tempo. 

Ciclismo de Estrada
imagem - bikeaospedacos.com.br

Ciclismo contra-Relógio por Equipes

Segue a mesma linha do Individual e acontece com equipes de dois a dez atletas. O tempo de cada equipe é definido a partir de um atleta aleatório, escolhido pela organização da prova.

O tempo final de cada equipe é atribuído a partir de um determinado competidor da equipe, por exemplo o quarto, que pode variar conforme a competição.

Ciclismo de Estrada
imagem - bikeaospedacos.com.br

Ciclismo contra-Relógio Misto

Formato recém-criado pela UCI (União dos Ciclistas Internacionais) para disputas em equipe. Cada equipe é formada por três homens e três mulheres das categorias profissional e sub-23 anos. Todos os atletas percorrem o mesmo trajeto e a equipe vencedora é aquela que somar o menor tempo. 

Ciclismo de Estrada
imagem - bikeaospedacos.com.br

Os ciclistas de estrada

Eddy Merckx, belga, é visto por muitos em todo o mundo como o maior ciclista de estrada de todos os tempos. Ele tinha o apelido de “O Canibal”, pois pedalava ao máximo em todas as provas. Tanto que venceu 5 vezes o Tour de France, 5 vezes o Giro d’Italia, 1 vez La Vuelta da España, 3 vezes o campeonato mundial, entre outras conquistas. Ao todo, foram 525 vitórias e por muito tempo Merckx foi o detentor do recorde de maior distância percorrida durante 1 hora em velódromo. Outro nome, mais recente, que difundiu demais o ciclismo de estrada ao redor do mundo foi Lance Armstrong. O norte-americano venceu 7 vezes consecutivas o Tour de France, mas pouco depois foi protagonista de um dos maiores escândalos de doping descobertos na história de todos os esportes. Além disso, Lance ganhou notoriedade ao lutar e vencer um câncer nos testículos.

 

 

Ciclismo de Estrada
Eddy Merckx, Belga - Wikipedia
Ciclismo de Estrada
Lance Armstrong - Foto: revistabikesworld.com
Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no reddit
Compartilhar no twitter
Redação

Redação

Curadoria de conteúdo Pedalemos. Quer de enviar conteúdo sobre ciclismo? Entre em contato via rede sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pedalemos | Todos os direitos reservaods © 2021 Comunicas. 

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0