Cicloturismo: quantos km pedalar por dia?

Cicloturismo: quantos km pedalar por dia?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no reddit
Compartilhar no twitter

O Cicloturismo está cada vez mais em voga entre as pessoas. O fator aventura e adrenalina certamente somam a favor desta prática ciclística que consiste em viajar e conhecer novos lugares, culturas e cidades usando a magrela como meio de locomoção.

A grande dúvida entre os adeptos desta prática é relacionada a quilometragem. Afinal de contas, quantos km se deve pedalar por dia, quando decidimos pegar a bike e viajar? Claro que cada caso é um caso, e há muitos fatores que irão influenciar neste sentido. Vejamos o que levar em consideração para calcularmos quantos km por dia podemos pedalar quando estivermos praticando o Cicloturismo.

Terreno e percurso

Se possível, defina as rotas, identifique o terreno, se é asfalto, terra, carregado de pedregulhos, subidas, para ter uma noção do que irá encarar no percurso do Cicloturismo.

Condicionamento físico

Talvez o fator mais importante quando falamos em calcular e planejar a viagem de bike. Afinal, tudo irá depender de como você se encontra fisicamente. Procure se conhecer, saber seus limites e não tente ultrapassar muito aquilo que você já faz em termos de quilometragem. Quem pedala uns 80 km, deve estabelecer metas diárias de aproximadamente 60 km, por exemplo.

Calculando

Uma sugestão de cálculo é resolver a “equação” que envolve:

  • Número de dias da viagem / programas turísticos / descanso.

Divida o total da viagem na proporção que você necessita de descanso e de passeios. Uma sugestão é pedalar de dois a três dias, e descansar um ou dois, no caso de estar numa cidade com locais que você quer conhecer e fazer programas turísticos.

Uma dica importante para você não se esgotar durante o Cicloturismo é não exceder seu máximo em quilometragem no pedal durante dois dias seguidos. É importante se poupar para que a viagem ocorra da melhor forma, ok?

Costuma fazer Cicloturismo ou está prestes a se iniciar nesta arte? Conte para nós suas dicas, experiências e expectativas!

News Pedalemos

Conteúdos exclusivos. Cadastre-se grátis!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no reddit
Compartilhar no twitter
Deixe sua opinião
Capacete com tecnologia MIPS: entenda como funciona o sistema de...
10 cuidados ao pedalar no verão
Especialização em oficinas de bicicletas
Aprovada a redução do imposto na importação de peças de...

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0

News Pedalemos

Receba novos conteúdos primeiro!Cadastre-se grátis!