10 cuidados ao pedalar no verão

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É tempo de verão, férias, calor e muito pedal! Tudo lindo e perfeito, não é mesmo? Mas atenção: é preciso intensificar os cuidados ao pedalar no verão, pois o clima quente desta época do ano, com altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar, pode trazer alguns riscos para a saúde, uma vez que acaba se tornando ainda mais desgastante praticar atividade física debaixo de sol.

O sol, aliás, é a fonte de Vitamina D do nosso organismo, sendo de extrema importância para seu funcionamento. Porém, o excesso dele também pode trazer prejuízos à saúde. Nesta época do ano, principalmente, é importante redobrar a atenção dos cuidados com a pele, já que o sol pode trazer alguns prejuízos a longo prazo como o envelhecimento precoce da pele, manchas, insolação e até mesmo o câncer de pele.

cuidados ao pedalar no verão
Foto: Divulgação

Por isso, é importante ficar atento a algumas dicas para pedalar no verão sem prejudicar a saúde! 

Abaixo, confira uma lista com 10 cuidados ao pedalar no verão:

1. Mantenha-se sempre hidratado

Uma dica simples é começar a se hidratar bem no dia anterior ao pedal. É necessário também tomar água durante todo o percurso. Não espere sentir sede para se hidratar. O ideal é fazer a ingestão a cada meia hora e em pequenas quantidades, portanto, não se esqueça da mochila de hidratação/garrafa térmica. A hidratação não deve ser feita somente antes e durante o pedal. É importante também fazer a ingestão de líquidos após a prática de atividade física.

2. Utilize protetor solar

O uso de protetor solar, com fator de proteção maior que 30, evita queimaduras e reduz o risco de câncer de pele. Se for um pedal longo, não esqueça de reaplicá-lo.

3. Roupas leves

Use roupas adequadas para o ciclismo. Dê preferência a tecidos leves, e respiráveis, que ajudam a eliminar o suor.

4. Roupas com proteção

Roupas com proteção UV que protege o corpo contra raios ultravioleta são os mais indicados.

5. Se atente à alimentação

Alimente-se bem antes de sair para o pedal, e em pedais longos faça pausas para comer alimentos leves e de fácil digestão que irão dar energia para continuar a atividade.

6. Horário

Atente-se aos horários e dê preferência par horários de calor menos intenso, como o período da manhã e final da tarde.

7. Peso da mochila

Não leve muito peso, o calor em si já desgasta mais o corpo, carregando peso extra você vai se cansar muito mais rápido.

8. Conheça seus limites

Respeite seus limites. Não são todos os dias que estamos 100%. Se sentir necessidade, diminua a intensidade e a duração do treino.

9. Óculos de sol

Use óculos de sol específico para o ciclismo, que oferecem proteção contra os raios nocivos do sol.

10. Planejamento

Planeje seu percurso e dê preferência a locais mais arborizados com pontos de apoio para que possa se reabastecer.

Colocando em práticas essas dicas não têm erro, você irá aproveitar ao máximo os seus pedais!

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