4 dicas para aprender andar de bicicleta ainda hoje!

4 dicas para aprender andar de bicicleta ainda hoje!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no reddit
Compartilhar no twitter

Para muitos, aprender andar de bicicleta é uma das coisas mais simples do mundo: é só ter um pouquinho de coordenação motora e aproveitar. Porém, há quem tenha bastante dificuldade para subir em uma bicicleta e os motivos podem ser o medo de cair, a vergonha de não conseguir andar e até mesmo algum trauma. 

Não são só as crianças que podem aprender a andar de bicicleta.​ Se você acha que todo adulto sabe andar de bicicleta, é importante rever esse conceito: existem muitos adultos que têm a possibilidade de se tornar ótimos ciclistas, superando as suas limitações e algumas técnicas para facilitar o aprendizado.

Chega de enrolação, agora você irá encontrar dicas pequenas dicas para ajudar você a aprender andar de bicicleta, independentemente da sua idade.

1 – Pedale sem se preocupar com o que os outros falam

Essa dica serve para as crianças e para os adultos: não se deve pensar se os outros vão rir caso ocorra um tombo.

Todas as pessoas que aprenderam a andar de bike caíram em algum momento e isso não é importante: o que conta mesmo é subir na bicicleta e fazer tentativas até conseguir manter o equilíbrio.

2 – Não subestimar as rodinhas

Todas as tarefas têm as suas etapas para ser realizadas e andar de bicicleta também faz parte disso. Sendo assim, não é preciso tirar as rodinhas da bike logo por achar que elas indicam incapacidade.

Mesmo quem é adulto precisa começar a andar usando as rodinhas durante um tempo: dessa forma, será possível treinar o equilíbrio e se acostumar com o guidão, com o selim e com os freios.

Algumas pessoas têm insegurança de ficar em cima da bicicleta e o fato de haver rodinhas, impedindo que a bike tombe para os lados, proporciona conforto.

Vale dizer que a retirada das rodinhas precisa ser gradativa: primeiro, retira-se de um lado e apenas depois de aprender andar de bicicleta de forma segura e só depois de continuar assim por um tempo é que se pode retirar as demais rodinhas.

Esses conteúdos você também pode gostar

5 dicas de como lavar bicicleta corretamente

Como medir o tamanho do quadro da bicicleta

Siga nosso instagram

3 – Se possível, contar com alguém para dar apoio

É claro que o medo de cair e de passar vergonha faz com que algumas pessoas não queiram aprender a andar de bike, sejam elas adultas ou crianças.

Por isso, é sempre indicado ter alguém de confiança ao lado, inclusive para servir de apoio na hora de começar a andar de bicicleta sem rodinha nenhuma.

O papel dessa pessoa é dar segurança (inclusive física) para que o aprendiz de ciclista se sinta confiante e possa começar a pedalar sozinho, sem cair.

Escolher uma companhia que seja divertida é excelente para que o aprendizado com a bicicleta seja mais leve.

4 – Usar equipamento de segurança para andar de bicicleta

Sempre existe o risco de um tombo ao andar de bicicleta e é importante certificar-se de que não haverá qualquer  machucado mais grave. Afinal, isso pode até ser um trauma que vai impedir o indivíduo de pedalar de novo.

Pensando nisso, é fundamental usar um capacete e joelheiras: isso vai deixar o aprendiz de ciclista mais à vontade para cair sem se preocupar com ferimentos.

É preciso escolher uma bicicleta que tenha o tamanho adequado para reduzir as chances de queda.

News Pedalemos

Conteúdos exclusivos. Cadastre-se grátis!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no reddit
Compartilhar no twitter
Deixe sua opinião
Capacete com tecnologia MIPS: entenda como funciona o sistema de...
10 cuidados ao pedalar no verão
Especialização em oficinas de bicicletas
Aprovada a redução do imposto na importação de peças de...

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0

News Pedalemos

Receba novos conteúdos primeiro!Cadastre-se grátis!