Dicas certeiras para iniciar seu filho(a) no Mountain Bike

Dicas certeiras para iniciar seu filho(a) no Mountain Bike

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no reddit
Compartilhar no twitter

Se você é pai e alucinado pra ir morro a baixo com sua Mountain Bike, prepare-se! Seu filho ou filha pode desenvolver essa mesma maluquice, no bom sentido. Mas, o mais importante é que os pequenos tenham acessórios de bicicleta de livre escolha, sem barra forçada.

A idade recomendada para iniciação no Mountain Bike é após os 7, 8 anos, pois a criança já tem maior coordenação motora e controle sobre o corpo. É essencial também que ela goste e saiba como funciona uma bicicleta.

Dessa forma, e atento às dicas abaixo, as primeiras experiências de seu filho no Mountain Bike serão prazerosas e certamente criarão mais um apaixonado pelas trilhas da natureza. Confira!

Match na bike!

Pesquise! Para uma prática divertida e segura no MTB, seu filho precisa de uma bicicleta do tamanho dele, com manetes igualmente adequados. A bike tem que ser leve e com freios macios. Bikes pequenas e com freios duros podem fazer a criança perder o interesse.

Segurança em 1º lugar

Bike certa na mão, é hora de pensar em acessórios de bicicleta e segurança, afinal, no MB os tombos são inevitáveis. Por isso, equipe seu filho com capacete, joelheiras, cotoveleiras, luvas e tênis adequados. E não se esqueça de encontrar  tudo isso no tamanho ideal para a criança.

Pai Herói

Nada como o espelho dos pais. Portanto, compartilhe suas experiências e conhecimento com seu filho, mas, principalmente, saia para pedalar com ele. E procure locais abertos e amplos que transmitam segurança.

Treine a confiança

Quando sair pra pedalar com seu filho, tente encorajá-lo a subir e descer pequenos lances de escada, com 2 ou 3 degraus, no máximo. Essa simulação faz a criança respeitar os obstáculos, mas sem medo, aumentando a confiança em cima da bike. Aproveite e veja algumas dicas de subida aqui

Treine habilidades

Com cordas, mangueiras ou uma tábua de madeira, delimite um espaço estreito no chão e treine o equilíbrio e o comando da criança. Também posicione frente a frente dois obstáculos próximos (de 1 a 2 metros de distância) e treine o movimento do 8.

Seguindo estas dicas, certamente o ciclismo e o Mountain Bike vão ganhar mais um praticante apaixonado. E você, um parceiro de trilhas.

Confira alguns acessórios de bicicleta Aqui 

News Pedalemos

Conteúdos exclusivos. Cadastre-se grátis!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no reddit
Compartilhar no twitter
Deixe sua opinião
Capacete com tecnologia MIPS: entenda como funciona o sistema de...
10 cuidados ao pedalar no verão
Especialização em oficinas de bicicletas
Aprovada a redução do imposto na importação de peças de...

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0

News Pedalemos

Receba novos conteúdos primeiro!Cadastre-se grátis!