7 dicas de como pintar uma bicicleta com spray em casa

7 dicas de como pintar uma bicicleta com spray em casa

Guta Valente

Já pensou em pintar uma bicicleta, a deixando com um estilo único e totalmente personalizado? Isso é totalmente possível! Em bate-papo com a Bicycling, Emily Kachorek deu algumas dicas de como é possível pintar uma bicicleta ao se tornar especialista no assunto depois de descobrir seu talento para a coisa, totalmente por acaso, ao trabalhar com uma empresa de bicicletas para projetar um quadro que combinasse com seu então kit neon que deu errado.

Kachorek é uma corredora de elite de ciclocross, ex-bióloga e cofundadora da Squid Bikes, que descobriu seu lado criativo cedo, ainda criança, quando gostava de construir arcos, flechas e estilingues. A paixão por pintar bicicletas com spray e criar kits de ciclismo que se destacam mesmo quando estão cobertos pela lama virou seu trabalho principal depois do erro acidental da empresa que havia contratado para projetar seu quadro. Depois de ver o tom errado de amarelo em sua bicicleta, ela perguntou se poderia consertar com suas próprias mãos e passou a conquistar outras pessoas, que acabaram gostando de seu estilo ousado de pintar.

Daí surgiu a Squid Bikes, quando ela e seus sócios começaram a comprar quadros de alumínio de fabricação americana e passaram a pulverizar com tinta spray. Hoje, a empresa vende vários quadros personalizados, assim como conjuntos e montagens diferentes, que os clientes podem terminar sozinhos ou apenas contratarem o serviço da Squid, que ainda vende seu próprio spray.

Para quem quer se aventurar em pintar uma bicicleta, dando uma repaginada no quadro arranhado e desgastado, abaixo 7 dicas práticas para pintar uma bicicleta com spray.

Dicas de como pintar uma bicicleta com spray

1. Pratique primeiro

Se esta for sua primeira vez pintando uma bicicleta, ou se você estiver usando uma tinta diferente da última vez, você pode praticar. Experimente primeiro pintar um quadro em que que não se importa em estragar, ou até mesmo um tubo de metal barato.

2. Prepare a bicicleta

Você vai querer ter certeza de que o quadro está pronto para ser pintado. Primeiro, é fundamental limpar com álcool e uma toalha que não solte fiapos. Certifique-se de que o quadro esteja completamente limpo. Se não for alumínio bruto, aço ou carbono, dê uma lixada leve para que a tinta tenha algo para grudar. Use uma lixa e esfregue apenas o suficiente para texturizar a superfície, assim não irá remover completamente nenhum material.

3. Escolha a tinta certa

É importante escolher uma tinta de alta qualidade que dure, então confira as lojas de arte locais. O melhor é usar tinta spray, então procure uma lata de baixa pressão – quanto mais lentamente a tinta sair, mais fácil será trabalhar. A Squid vende sua própria tinta, a Spray Bike, através do site deles, e a tinta Montana é outra boa opção. Qualquer tinta que escolher é bom lembrar de não misturar marcas ou linhas, pois tintas diferentes podem reagir mal juntas.

4. Use fita

Coloque fita adesiva sobre as partes do quadro que terão componentes anexados: suporte inferior, tubo do assento, tubo da cabeça e gancheiras. Kachorek diz que o 3M Scotch Blue Exterior funciona bem nos quadros de alumínio da Squid. Você também pode usar fita adesiva para mascarar áreas da bicicleta enquanto cria seu design – apenas certifique-se de que sua camada de base esteja completamente seca, ou a tinta pode descascar com a fita.

5. Organize o espaço de trabalho

Embora possível, é um incômodo pintar sua bicicleta enquanto a segura, então é bom proteger seu quadro para poder pintá-lo sem tocá-lo. É possível prender o tubo da cabeça em um passador e prendê-lo em um suporte, ou simplesmente enfiar um barbante no tubo superior e pendurá-lo em uma viga. Dá para colocar um pano também, para pegar qualquer excesso de spray.

O ideal é também encontrar um ambiente amplo e arejado para realizar o trabalho, como uma garagem ou quintal.

6. Pulverize

Primeiro, Kachorek diz para agitar a lata por três minutos antes de usá-la. Em seguida, verifique a lata para ver a que distância deve segurá-la durante a pulverização. (A Spray Bike deve ser mantida o mais próximo da bicicleta do que outras tintas, entre 2,5 a 10 cm de distância.) A tinta deve ser pulverizada uniformemente e com uma camada de cada vez. Mantenha a mão se movendo em um ritmo constante enquanto pulveriza também.

7. Fique de olho na temperatura

Leve o clima em consideração também. Kachorek recomenda pintar em tempo seco (mais importante), e de preferência em temperaturas mais quentes e baixa umidade. Certifique-se de dar tempo suficiente para a tinta secar entre camadas de cores diferentes ou adicionar uma segunda camada.

Com as dicas colocadas em práticas é hora de se aventurar. Para uma personalização própria não há resultado errado, mas se precisar se mais dicas de como pintar sua própria bicicleta, veja mais no site da Squid Bike, através do link squidbikes.com.

Fonte: Bicycling

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Bike Análise

Norco
MTB
Alumínio
Kross
Speed
Alumínio
Fuji
Hurbana
Alumínio
Pyga
MTB
Carbono
Cannondale
Speed
Carbono
Intense
MTB
Carbono
Canyon
Speed
Carbono
Specialized
Hurbana
Alumínio