
Não é preciso se assustar. O formigamento nas mãos durante o ciclismo é bem mais comum do que se imagina e com apenas algumas correções de postura e equipamento é possível evitar este incômodo na pedalada.
O corpo possui três pontos de contato com a bike: as mãos no guidão, os glúteos no selim e os pés no pedal. Esses pontos são os que recebem mais pressão durante o pedal e, por isso, merecem total atenção do ciclista.
Normalmente o formigamento nas mãos está associado ao mal posicionamento da região, o que chamamos de punho quebrado, seja ele pra baixo ou para cima. A região do punho é uma região muito inervada, com dois nervos principais, o nervo mediano e o nervo ulnar.
A má postura das mãos faz com que haja uma compressão desses nervos, comprometendo a circulação sanguínea na região e provocando o formigamento das mãos.
Outro fator que pode desencadear o formigamento nas mãos é a diferença da altura do selim em relação ao guidão e a inclinação do selim. Caso ele esteja muito inclinado para baixo enquanto se estiver pedalando, o corpo é projetado para frente, fazendo com que haja uma sobrecarga nas articulações dos punhos.
A posição em que o braço fica muito estendido também pode desencadear o formigamento nas mãos, portanto, é necessário ter total atenção à posição correta para se montar na bike.
O posicionamento das mãos com o chamado ‘punho quebrado” também pode estar relacionado aos manetes de freio mal posicionados. Eles devem ser uma continuidade das mãos no guidão, sem que necessite fazer movimentos forçados, flexionando ou estendendo o punho. Manetes muito distantes em relação ao guidão, obrigam os ciclistas a ficarem com as mãos excessivamente abertas.
Abaixo, veja uma lista de orientações para evitar o formigamento nas mãos durante o ciclismo:
- Invista em um bom par de luvas
De preferência luvas com gel e no tamanho apropriado, que não apertem as mãos. Isso ajudará a proteger as terminações nervosas sensíveis das mãos e tornará a pedalada muito mais confortável.
- Manoplas macias:
Proporciona uma pegada mais firme e confortável;
- Pedale com os cotovelos semiflexionados
Isso evita a sobrecarga e os impactos nas articulações dos cotovelos e punhos;
Busque frear sem forçar a posição do manete
Para que os dedos fiquem alinhados com o punho, evitando forçar a posição das mãos;
É muito importante também ter atenção à forma como segurar o guidão. A pega deve ser firme, porém sem força excessiva, alternando a posição das mãos durante a pedalada.
Caso o desconforto persista, não hesite em procurar um médico ortopedista e fazer o bike fit para ajustar a bicicleta ao seu biotipo.
Abaixo, confira mais dicas de como evitar o formigamento nas mãos durante o pedal: