Pedalar melhora a saúde e até previne a depressão; veja 10 benefícios ao praticar o ciclismo

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Pedalar melhora a saúde e até previne a depressão; veja 10 benefícios ao praticar o ciclismo

Está em busca de uma atividade física, mas ainda está em dúvidas sobre qual prática iniciar? Saiba que o ciclismo é considerado uma das atividades que mais trazem bons resultados para o corpo e a mente. Pedalar melhora a saúde e previne até mesmo a depressão, seus benefícios acabam atingindo desde a parte física e motora até a forma como que você lida com a rotina e suas adversidades, pois é um esporte que está diretamente relacionado à redução do estresse, sendo capaz de mudar hábitos e comportamentos diários.

O ciclismo é uma atividade que pode ser praticada por todas as idades e pode ser inserido nos momentos de lazer, no treino e até como meio de transporte. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é pedalar cerca de 30 minutos por dia e cinco vezes por semana para obter todos os benefícios que uma boa prática de atividade física fornece.

pedalar melhora a saúde

Para ficar por dentro do que o ciclismo pode  proporcionar, abaixo listamos dez benefícios da pedalada:

1. Promove o emagrecimento

Andar de bicicleta é uma atividade aeróbia que precisa de O2 (oxigênio) para produzir energia, mobilizando a gordura como fonte de energia. Acelerando o metabolismo, ajudando a emagrecer mesmo em repouso e a manter a boa forma. Porém, lembre-se, que para emagrecer não basta só andar de bike, é preciso aliar a atividade física com uma dieta balanceada.

2. Melhora a coordenação motora

A pedalada também melhora a coordenação motora, que nada mais é do que a capacidade do nosso corpo realizar movimentos, além de favorecer os reflexos e equilíbrio.

3. Melhora a força e resistência muscular

O ciclismo é um dos poucos esportes que trabalha quase todos os grupos musculares do corpo. É uma atividade que exige força e resistência dos músculos, onde o sistema neuromuscular é capaz de suportar um esforço por um longo período de tempo.

4. Previne doenças

A prática também ajuda na prevenção de doenças, já que andar de bicicleta fortalece o sistema imunológico, responsável pela defesa do nosso organismo, reduzindo as chances de infecções por vírus ou bactérias.

5. Melhora a circulação sanguínea

O fluxo sanguíneo é uma das principais funções vitais para o nosso corpo, é o sangue que leva oxigênio e nutrientes para nossos sistemas, tecidos e órgãos. Uma boa circulação sanguínea, obtida através da pedalada diária, é fundamental para vitalidade e qualidade de vida.

6. Baixo impacto nas articulações

O ciclismo é uma atividade que causa menor impacto articulares e é ideal, principalmente, para quem sofre com problemas nos tendões, joelhos, tornozelos ou artrite.

7. Elimina toxinas do corpo

Durante a pedalada transpiramos e é através do suor que eliminamos toxinas com mais facilidade, fazendo com que o organismo funcione melhor.

8. Combate a depressão

Durante o pedal o corpo libera hormônios como: endorfina, serotonina e ocitocina, que são hormônios que trazem a sensação de bem-estar e prazer, proporcionando mais disposição e ânimo.

9. Previne doenças cardiovasculares

O hábito de andar de bicicleta com regularidade promove um melhor funcionamento do pulmão e estimula a circulação sanguínea, com isso diminui os riscos de doenças como: AVE (acidente vascular encefálico), pressão alta, ataque cardíaco, além de prevenir outras doenças.

10. Melhora a qualidade do sono

Pedalar com regularidade tem efeitos relaxantes o que contribui para melhora na qualidade do sono. É no sono profundo que alguns hormônios, como a melatonina, tem seu maior pico de liberação.

Vale lembrar que, para que esses benefícios sejam alcançados, é importante dosar a atividade, aumentando gradativamente o volume e a intensidade do treino, sempre respeitando os limites e observando os sinais do seu corpo.

Lembre-se também de sempre de usar os equipamentos de segurança e de estar preparado com os acessórios indispensáveis para a hora da pedalada.

O PEDALEMOS agora quer saber os nossos leitores ciclistas: quais benefícios vocês já tiveram com a prática do ciclismo? Conta para gente!

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Suely Oliveira

Suely Oliveira

Meu nome é Suely de Oliveira, sou profissional de Educação Física, com pós-graduação em Personal Training e graduanda do curso de Fisioterapia. Pratico o ciclismo há 8 anos.

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