Quando substituir os pneus da bicicleta: veja os sinais de aviso e saiba o que observar

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Quando substituir os pneus da bicicleta: veja os sinais de aviso e saiba o que observar

Como qualquer componente de bicicleta, os pneus de bicicleta de estrada devem ser substituídos para garantir desempenho ideal, aderência e proteção contra furos. Muitos ciclistas, no entanto, não percebem a importância de saber identificar quando os pneus da bicicleta precisam ser substituídos, uma vez que o uso de uma borracha de alta qualidade não apenas representa o único ponto de contato da sua bicicleta com a superfície da estrada ou trilha, como é também afeta muito o modo da bike se comportar durante o pedal.

Um conjunto de pneus gastos afetará negativamente as características de manuseio e resistência a furos da sua bicicleta. Os pneus gastos não aderem ao solo, diferente de um par de pneus mais novo, o que pode levar a situações perigosas na estrada ou em trilhas. Um pneu velho também não protegerá contra furos ou rasgos da parede lateral de forma tão eficaz.

Os pneus são um componente relativamente duradouro, mas alguns fatores podem fazer com que eles precisem ser substituídos mais rapidamente. Andar muito em condições adversas, por exemplo, fará com que eles desgastem mais rapidamente. É importante ainda prestar atenção no composto de borracha, já que um composto mais macio e se desgastará mais rápido do que um mais duro.

Existem várias maneiras de saber quando um pneu precisa ser substituído. Veja, a seguir, alguns itens importantes de serem observados para descobrir quando substituir seu conjunto de pneus:

Procure por sinais de desgaste

Uma das primeiras coisas é observar a forma do próprio pneu.  Um pneu novo terá uma forma arredondada, que irá achatar à medida que você pedala mais.  O centro do pneu ficará plano, indicando o desgaste. Uma vez que esse ponto plano começa a se alargar de ponta a ponta, o pneu está no fim de sua vida útil e deverá ser trocado!

Alguns podem apontar números de distância para indicar a frequência com que você deve substituir seus pneus, mas existem métodos visuais mais simples de saber quando é hora de substituir os pneus de bicicleta de estrada.

Outro sinal visual são os indicadores de desgaste dos pneus. Algumas marcas incluem indicadores de desgaste para permitir que os ciclistas saibam que o pneu está pronto para ser substituído. Por exemplo, algumas marcas terão pequenos buracos que desaparecerão quando um pneu estiver gasto até certo ponto, indicando que é hora de trocá-lo.

Inspecione seus pneus para ver se há danos

Também é importante prestar atenção a qualquer dano que o pneu possa ter sofrido, como buracos, cortes ou rasgos. Pequenos danos são naturais ao longo do ciclo de vida de um pneu, mas se o dano expuser a parte interna do pneu, ele deve ser substituído o quanto antes.

Sob a carcaça de borracha inicial de um pneu, haverá uma camada interna que ajuda a proteger contra furos e ajuda na integridade estrutural do pneu. Não é bom sinal se essa camada interna está aparecendo.

Outro sinal de que um pneu mostra que está pronto parta substituído são os planos constantes. Isso provavelmente significa que o pneu perdeu sua capacidade de proteger uma câmara de ar ou de manter o ar. Se os pneus furam constantemente em um curto espaço de tempo, um pneu novo pode resolver seus problemas de uma vez por todas.

Em bicicletas de estrada, o desgaste do padrão do piso não importa muito em termos de desgaste geral do pneu. No entanto, em bicicletas off-road, como as mountain bikes e as gravel bikes, o padrão da banda de rodagem ou os knobs são o que aderem ao solo, proporcionando tração. Se a banda de rodagem estiver se desgastando em um conjunto dos melhores pneus de cascalho, isso significa que o ciclista terá menos aderência. Não existe uma regra em si, mas assim que as partes salientes do pneu começarem a aparecer mutiladas ou mesmo quebradas, é hora de comprar pneus novos.

Tubeless e tubular

Todos os conselhos acima funcionam para todos os tipos de pneus, incluindo clincher, tubeless e tubular, mas as duas últimas categorias também apresentam problemas de manutenção específicos.

A tecnologia Tubeless tornou-se comum no ciclismo off-road e os melhores pneus de estrada sem câmara também estão ganhando popularidade. Os pneus sem câmara usam um selante à base de látex no lugar de uma câmara de ar, que veda o pneu no aro e pode ajudar a vedar pequenos furos ou cortes. Com o tempo, até o melhor selante tubeless seca, eliminando sua eficácia. As condições climáticas e a frequência com que o ciclista pedala podem influenciar na vida útil do selante, mas é preciso verificá-lo e, possivelmente, reabastecê-lo pelo menos uma vez por mês, em geral.

Os pneus tubulares são populares no ciclocross e usam cola para fixá-los ao aro. A cola pode durar muito tempo, mas alguns fatores podem exigir que ela seja colada novamente. Condições lamacentas podem romper a vedação, e lavar uma bicicleta lamacenta também pode empurrar os detritos para dentro da vedação, prejudicando o pneu.

A umidade também é inimiga dos pneus tubulares, portanto, eles também devem ser armazenados em local seco durante a temporada e fora de temporada. Os pneus também podem precisar serem colados novamente se não estiverem totalmente direitos ou se um ciclista ou mecânico precisar de acesso aos raios através do aro.

Independentemente do tipo de pneu que você usa, os sinais de alerta permanecerão constantes em todas as disciplinas. A inspeção regular da banda de rodagem, parede lateral e selante (se estiver funcionando sem câmara), irá garantir que sua bicicleta tenha um desempenho ideal e, mais importante, que esteja segura para pedalar.

E mais

Além disso, uma boa dica é também baixar o aplicativo Pedallo, que irá te auxiliar e indicar o melhor momento de realizar uma manutenção preventiva de sua bicicleta.

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Fonte: Cycling News

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