Existem diversos tipos de manopla de bicicleta disponíveis no mercado e para cada modalidade do ciclismo. Tudo vai depender do estilo do seu pedal e da sua bicicleta, sempre pensando na ergonomia e funcionalidade dessa peça indispensável para pedalar.

Obrigatoriamente, todas as bicicletas tem que ter as manoplas, pois ela é o seu principal ponto de contato, a peça que vai te dar segurança e controle durante sua pedalada. Elas podem ser de espuma, EVA, borracha, couro, cortiça e até em madeira. 

 

Manoplas para MTB.

A maioria das manoplas de MTB são de EVA ou de borracha, o que proporciona mais aderência e o famoso “Grip”, trazendo estabilidade e segurança ao ciclista. As manoplas de borracha, costumam ser mais usada por esse publico, uma vez que existem diversos tipos de modelos, com ou sem trava nas pontas e de diversas medidas. 

As manoplas, de MTB costumam ter de 120 mm a 130 mm, medida padrão que serve nos guidão de aço e alumínio. 

Para pedaladas mais longas, as manoplas ergonômicas são bem indicadas, uma vez que oferecem mais apoio a mão, não sobrecarregando os punhos e a palma da mão, evitando o formigamento nos dedos, coisa bem comum em longas distâncias. 

 


Você também pode gostar

 


Manoplas Urbanas e confort.

Manoplas de espuma e de EVA, geralmente são mais finas, mas proporcionam uma pegada melhor para ciclistas que tem as mãos menores e prezam mais pelo conforto. Essas podem até ser usadas sem luvas, já que são um pouco mais macias que as de borracha. É verdade que podem ter uma durabilidade menor, mas o valor também é mais baixo. 

 

Manopla de bicicleta vintage ou Retrô

Pra quem tem uma bike urbana mais “estilosa”, existem modelos em couro e até em madeira. As de couro, se adaptam a sua mão e depois de algum tempo, ficam no formato anatômico da sua pegada. O modelo de madeira, é bem dura, pouco confortável e escorrega, mas são beeeem bonitas!!!!

 

Manoplas para DH, FR ou BMX

Os modelos para manobras, como DownHill, FreeRide e BMX, são mais compridas, geralmente de 140mm e possuem uma flange, ou orelha, o que permite que o ciclista tenha noção da posição da mão durante uma manobra mais arriscada.

 

Fitas de guidão

Já que o assunto é “pegada”, não podemos deixar de lado as fitas de guidão que as bicicletas de estrada utilizam. Fabricadas em EVA, borracha e até em cortiça, proporcionam grip muito bom, absorvem o suor e cobrem todo o guidão, já que nesse tipo de bicicleta, tem mais de 1 posição de pedal. 

Essas dicas podem ser muito valiosas na hora de escolher o material da sua próxima manopla, mas é importante testar algumas e saber com qual delas você melhor se adapta, de acordo com o estilo do seu pedal e da sua bicicleta.

Não se esqueça que as manoplas, recebem grande parte do seu suor e devem ser higienizadas com frequência, evitando o mal odor e prolongando a vida útil desse acessório tão importante para seu momento de lazer ou de treino.