Descubra o tamanho do quadro da bicicleta ideal para você

Descubra o tamanho do quadro da bicicleta ideal para você

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no reddit
Compartilhar no twitter

Infelizmente, nem todas as pessoas se atentam para o tamanho da bicicleta antes de escolhê-la e, por causa disso, acabam comprando uma bicicleta que não esteja de acordo com a altura do ciclista, mas o aplicativo Pedallo preparou uma ferramenta incrível que ajuda ciclistas descobrirem o tamanho do quadro da bicicleta perfeito.

Baixe grátis o app Pedallo para android.

A consequência é que fica bem difícil pedalar sem sentir alguma dor ou incômodo. Há quem nem consiga pedalar porque os pedais ficam muito distantes e a perna não pode alcançar.

Tudo isso ocorre quando não se presta atenção ao tamanho do quadro da bicicleta: é ele que determina o tamanho do aro, que também é outro componente fundamental para que a bicicleta certa seja comprada. Se você não sabe exatamente o que é o quadro, como medi-lo e como ele implica no aro, tudo isso será explicado a partir de agora!

 

O que é o quadro da bike?

 Ao observar os elementos de qualquer bicicleta, percebe-se que há uma estrutura central, onde as peças são montadas, entre elas, o garfo, guidão, selim, rodas e demais componentes.

Essa estrutura central é o chamado quadro e, apesar de muitos não prestarem atenção, ela possui medidas diferentes em cada unidade. O motivo é que cada quadro de bike se relaciona a um tamanho de usuário a fim de que este tenha conforto ao pedalar.

 

Quando se escolhe o tamanho de quadro errado, o problema pode ir além do conforto e afetar a segurança: sem conseguir alcançar devidamente os pedais e o guidão, há dificuldade para pedalar e isso aumenta a probabilidade de uma queda.

 

Você também pode gostar

 
 

Qual a relação entre tamanho do quadro da bicicleta e o seu aro?

Uma das palavras mais ouvidas por quem anda de bike com frequência ou está pesquisando uma para comprar é “tamanho do aro”. Porém, muitas não sabem o que ele é especificamente.

Os aros disponíveis no mercado vão do 12 até o 29, aonde os aros 12, 16, 20 2 24, são para uso infantil, e os aros 26, 27,5, 29 e 700, para uso adulto. Quanto maior o aro, maior a distância em relação ao solo, deixando assim a bike mais alta. O aro é definido pelo tamanho do quadro e sua geometria, já que suas medidas estão correlacionadas.

Por isso, é preciso aprender a medir o tamanho do quadro para, em seguida, descobrir qual o bicicleta ideal para a altura do ciclista e para qual finalidade será usada a bicicleta; urbano, passeio, trilha, estrada ou competições. Apenas assim se consegue uma bike nas proporções corretas.

Como medir tamanho do quadro da bicicleta

 

Para chegar ao tamanho do quadro da bicicleta, é preciso calcular a medida do ciclista. Para tanto, deve-se descobrir quanto mede o que é chamado de cavalo e que consiste na região pélvica do indivíduo até o seu pé.

Esse tipo de medida pode ser feita pelo próprio ciclista, com uma fita métrica  puxando-a para baixo até que seja presa na sola do seu pé.

Uma vez que essa medida foi tirada, será preciso ainda multiplicá-la por 0,65, sendo essa a fórmula padrão para a descoberta do cavalo.

O resultado será, aproximadamente, o número do quadro da bicicleta e, pelo número do quadro, também será possível determinar qual é o aro que vai fazer com que essa pessoa pedale de forma mais confortável e segura.

Vale lembrar que que as bicicletas de estrada, ou as Speed, são medidas em centímetros, as as Mountain Bikes são medidas em Polegadas

No entanto, essa regra serve apenas para quando se está falando de bicicletas urbanas, ou seja, para se locomover em um terreno que seja regular, como as ruas asfaltadas e estradas.

No entanto, a forma como as fabricantes de bicicletas determinam o quadro é um pouco diferente quando o assunto é bicicleta para andar em terrenos irregulares, como as MTB.

Nesse caso, torna-se preciso fazer uma conta distinta: em primeiro lugar é claro que se tem de medir o cavalo, da mesma forma que no método anterior.

Depois disso, será necessário dividir por 2,54; esse número é fixo para todas as pessoas porque se trata de uma fórmula matemática para que se consiga a conversão em polegadas.

Tirando-se 14 do resultado obtido, chega-se ao tamanho do quadro da bicicleta e, consequentemente, ao seu aro mais recomendado.

É fundamental prestar atenção ao tipo de bicicleta (urbana ou mountain bike) porque isso vai determinar qual é a conta que se faz para obter o quadro da bike.

Uma ressalva importante é que, se o resultado for “quebrado”, é necessário arredondar sempre para cima na hora de escolher o quadro da bicicleta.

 

As medidas do quadro da bike são fundamentais independente do seu material

Há diferentes materiais com os quais o quadro da bicicleta pode ser fabricado e a necessidade de escolher uma bike com o quadro no tamanho certo é a mesma em todos os casos.

Inclusive, os cálculos para determinar o tamanho do quadro de bikes urbanas ou MTB servem para qualquer material utilizado. Sendo assim, não importa se a bicicleta é de fibra de carbono, alumínio ou aço carbono: as contas sempre serão as mesmas!

Por que são contas diferentes para medir o quadro da bicicleta?

Essa é uma dúvida que muitas pessoas têm: se a estrutura das bicicletas é sempre a mesma, por que é necessário fazer contas diferentes para descobrir o tamanho do quadro?

A resposta é que a geometria das bikes não são iguais, como muitas pessoas acreditam. Na realidade, as bicicletas urbanas, speed e MTB, são bem diferentes porque têm objetivos distintos. No caso das MTB, que são usadas para montanhas, tem que ser mais robustas para aguentar terrenos mais acidentados. As bicicletas de estrada, tem a finalidade de percorrer longas distâncias, e por esse motivo devem ser mais leves e rígidas. As bicicletas urbanas, utilizam aro 700, igual as bicicletas de estrada, mas com pneus um pouco mais largos, para terem mais conforto no deslocamento urbano, e serem mais resistentes no asfalto das grandes cidades, onde são mais utilizadas.

Cabe salientar a importância de se comprar a bicicleta do tamanho correto para cada ciclista, e de acordo com a modalidade e uso que será feito, uma vez que interfere diretamente na posição, ergonomia e segurança do ciclista durante seu uso, seja ele no deslocamento urbano, ou no treino e competições.

News Pedalemos

Conteúdos exclusivos. Cadastre-se grátis!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no reddit
Compartilhar no twitter
Deixe sua opinião
Capacete com tecnologia MIPS: entenda como funciona o sistema de...
10 cuidados ao pedalar no verão
Especialização em oficinas de bicicletas
Aprovada a redução do imposto na importação de peças de...

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0

News Pedalemos

Receba novos conteúdos primeiro!Cadastre-se grátis!