Para pedalar com segurança na cidade e os ciclistas possam usufruir de toda a potencialidade turística e de lazer que a cidade oferece, é preciso levar em conta um fator mais do que primordial: a segurança. Seja no âmbito do lazer, seja na ido ao trabalho, optar pela bike é uma ótima opção, tanto pela adrenalina e endorfina, quanto pelo vento na cara e sensação de liberdade (muito mais legal que ficar preso num transporte público ou no carro). Mas para tanto, é preciso seguir à risca, algumas dicas básicas de segurança, das quais destacamos as seguintes:
- Verifique as luzes da bike: aqui está um item dos mais importantes, a iluminação da bike. Ela é necessária para que os motoristas notem sua presença nos períodos noturnos;
- Use capacete: não e preciso fazer manobras de bike radicais numa bike para que se use capacete, o simples fato de pedalar já deixa implícito o uso, ok?
- Óculos e luvas são importantes: não permita que algo entre em seus olhos durante o pedal e atrapalhe sua visão, use óculos. Quanto as luvas, elas irão preservar sua pele do constante contato com as manoplas, portanto, é bom usar, além do que, numa queda ela irá proteger suas mãos de arranhões e machucados;
- Não pedale na contramão;
- Mantenha-se afastada de portas;
- Permaneça na direita, esquerda mais no caso de ser uma faixa única;
- Sempre sinalize;
- Educação e respeito são fundamentais e sempre mais seguro;
- Se possível, opte pelas ruas mais calmas e ciclovias;
- Não ande nas calçadas;
- Respeite o sinal;
- Não ande pelos corredores de ônibus;
- Saídas à direita exigem mais cautela;
- Antecipe-se ao que os motoristas farão;
- Deixe que os motoristas se antecipem.
Seguindo estas dicas, seu pedal ficará muito mais tranquilo e seguro. E você, quais dicas indicaria aos demais leitores?
Conteúdo baseado no vadebike.org
Veja também:
Como andar de bicicleta: 10 dicas para pedalar na chuva com segurança.