Como pedalar na chuva com segurança e sem medo
Você já olhou pela janela, viu o céu carregado e pensou “Será que hoje não é dia para pedalar”? Pois bem, temos boas notícias: é possível, sim, enfrentar aquele tempo nublado e pedalar na chuva com total segurança! Mas calma, antes de tirar a magrela da garagem, vamos compartilhar alguns conselhos para que a sua pedalada não vire um banho de preocupações.
Dicas básicas de como pedalar na chuva sem perigo
Para pedalar sob as nuvens cinzentas sem ter histórias trágicas para contar, é essencial uma pitada de prudência e seguir algumas recomendações pra não acabar com a bike – ou você mesmo – em apuros.
Previsão do tempo
Vamos ser realistas: não é todo mundo que tem bola de cristal para adivinhar o clima. Então, que tal conferir a previsão do tempo antes de sair pedalando por aí? Aqui no PEDALEMOS, criamos um canal especial para que você, ciclista destemido, possa se informar sobre as condições climáticas da sua localidade – sempre focando nas necessidades de quem pedala. Não deixe de dar uma olhada!
Análise de terreno
Hora de virar detetive e avaliar o terreno da sua rota. Quando está úmido lá fora, alguns solos podem ser seus aliados, como o cascalho ou “areião”, que oferecem mais estabilidade. Mas cuidado com o terrível barro, que além de ser um vilão para a sua performance, pode deixar sua bike presa nesse “spa de lama” indesejado!
Evite áreas alagadas
Sim, quem está na chuva é para se molhar, mas vamos combinar que ninguém precisa ser herói e enfrentar um dilúvio voluntariamente, né? Se quiser pedalar na chuva com a sabedoria de um mestre Jedi, é essencial desviar de áreas alagadas. Poças d’água podem esconder armadilhas aquáticas – ou até mesmo krakens urbanos – que podem te derrubar no ato. Mantenha-se seguro e seque nas bordas, jovem padawan!
Use roupas e acessórios adequados
Proteja-se da chuva e mantenha-se hidratado
Cuide do seu equipamento e faça a manutenção adequada
Confira as dicas de Suely Oliveira e Giba para pedalar na chuva
Hidrate-se
Não pense que por estar molhado por fora não precisa se hidratar por dentro. Com a capa de chuva, seu corpo pode se transformar em um forno ambulante, aumentando a transpiração. Logo, manter a hidratação é tão importante quanto em dias de sol escaldante – não deixe a garrafinha de água virar objeto de decoração!
Cuidados com o equipamento
Embaixo de um temporal, esqueça aquela mania de ficar mudando as marchas como DJ alterando faixas. Na chuva, a transmissão da bike pode não estar no seu melhor momento, então, quanto menos mexer, melhor! Outros cuidados incluem instalar Parabarros e optar por um sistema de freios à prova de chuvão.
Manutenção
Terminou a aventura encharcada? Então é hora de dar um banho de carinho na sua companheira de duas rodas. Limpar a bike assim que chegar é a chave para mantê-la brilhando mais que sol de verão. E não custa nada uma revisão pós-pedal intenso na chuva, só para ter certeza de que a lama não deixou uma lembrança indesejada.
Se você é desses que se preocupa com a saúde da sua magrela, que tal contar com uma ajudinha extra? Conheça o Pedallo, o aplicativo do ciclista que cuida do seu equipamento, sussurrando no seu ouvido quando é o momento certo para aquela manutençãozinha esperta.
Com essas dicas, o céu pode até estar chorando, mas você estará sorrindo na sua bike, pronto para encarar qualquer chuva que ouse cair no seu caminho. Vamos pedalar?