Produção de bikes de bambu gera emprego em Gana

Produção de bikes de bambu gera emprego em Gana

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no reddit
Compartilhar no twitter

Bikes de bambu? Pode até parecer um tanto estranho num primeiro momento, no entanto, esta novidade tem atraído a atenção de ciclistas do mundo todo, tanto por ser algo curioso e novo, quanto pelo viés social do empreendimento que está gerando emprego e renda em Gana.

Ghana Bamboo Bikes Initiative: o projeto das bikes de bambu

Idealizado por Bernice Dapaah, o projeto Ghana Bamboo Bikes Initiative tem revolucionado o transporte rural na região de Gana. Recicláveis, não poluentes, altamente sustentáveis e, acima de tudo, capazes de reduzir a emissão de gás carbono em cerca de 70%, um dos pilares do projeto que constrói em média 40 horas uma bike de bambu é o de plantar 10 mudas de bambu a cada magrela produzida.

Empregos para os jovens ganenses

A geração de renda para jovens pobres da região é um dos grandes destaques da criação de Bernice Dapaah. Por meio de treinamentos, os jovens carentes aprendem o processo e técnica que os capacitam para a fabricação das bikes de bambu, garantindo-lhes emprego e renda.

bike-bambu

Migração do campo para a cidade diminui

Outra consequência positiva do projeto foi a diminuição do fenômeno da migração dos moradores das regiões rurais para as regiões urbanas de Gana. O desemprego do âmbito rural obrigava muitas vezes com que os cidadãos ganenses fossem em busca de uma ocupação remunerada no centro, acarretando situações complicadas para todos, uma vez que a as regiões urbanas não possuem estrutura para “alojar” tantas pessoas.

 

bike-bambu-gana

Com o projeto em questão, o deslocamento está em vias de diminuição e os moradores rurais estão encontrando uma alternativa viável para se manterem ativos economicamente.

As bikes de bambu, conhecidas como bicicletas Eco-Friendly tem recebido diversos prêmios e elogios, mostrando que esta pode ser uma opção extremamente rentável e também ecológica.

Confira um vídeo sobre o projeto, divulgado no YouTube e outro no Vimeo:

 



News Pedalemos

Conteúdos exclusivos. Cadastre-se grátis!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no reddit
Compartilhar no twitter
Deixe sua opinião
Capacete com tecnologia MIPS: entenda como funciona o sistema de...
10 cuidados ao pedalar no verão
Especialização em oficinas de bicicletas
Aprovada a redução do imposto na importação de peças de...

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0

News Pedalemos

Receba novos conteúdos primeiro!Cadastre-se grátis!