Por que não usar roupa íntima no ciclismo?
A escolha da roupa de ciclismo apropriada com certeza é um diferencial para tornar o pedal uma prática ainda mais prazerosa e confortável e, com isso, surge a dúvida mais comum entre os ciclistas iniciantes: deve-se usar roupa íntima no ciclismo ou não?
A importância da bermuda de ciclismo
Em primeiro lugar, a principal peça de roupa que o ciclista iniciante deve pensar para se equipar adequadamente é a bermuda de ciclismo. Justa ao corpo para proporcionar uma melhor aerodinâmica ao ciclista, a bermuda ou bretelle pode causar uma certa estranheza no início pelo formato e aderência que a peça possui ao corpo.
Por que dispensar a roupa íntima?
É comum que o ciclista, principalmente aquele que está iniciando na prática esportiva, tenha dúvidas em relação ao uso da roupa íntima por baixo da bermuda de ciclismo. Pode parecer estranho, mas as roupas de ciclismo são confeccionadas de forma que dispensam o uso de peças íntimas. Isso porque, ao usar roupa íntima em conjunto com a bermuda de ciclismo, o ciclista acaba perdendo os benefícios que o forro da bermuda já oferece.
Além disso, a roupa íntima pode causar um desconforto desnecessário na hora da pedalada, já que ela não têm a tecnologia necessária para a prática. As peças íntimas possuem costuras que podem incomodar, machucar e/ou até mesmo causar assaduras em virtude do atrito que ela faz ao entrar em contato direto com a pele.
Benefícios da bermuda de ciclismo
Como evitar desconfortos durante a pedalada
Proteção da higiene e saúde do ciclista
Por que a roupa íntima feminina merece atenção especial
Riscos de usar roupa íntima no ciclismo
A calcinha pelo fato de reter a umidade que acaba acontecendo durante a pedalada, se usada em conjunto com a bermuda de ciclismo ou bretelle, acaba deixando a região mais propícia para a proliferação de fungos e bactérias, podendo causar irritações, coceiras, assaduras e, em casos mais graves, até podendo desenvolver infecções vaginais, candidíase e infecções urinárias.
Invista em uma boa bermuda de ciclismo
Para obter os benefícios que a bermuda de ciclismo oferece, dispensando de vez a underwear, é importante usá-la da forma correta. Uma bermuda de qualidade deve oferecer, entre outros benefícios: forros anatômicos, respiráveis (para não reter suor, nem umidade), além de ser antibacteriano, um detalhe que é de fundamental importância para a proteção da higiene e saúde do ciclista.
Bermudas de ciclismo
Aliás, o PEDALEMOS já mostrou como escolher a bermuda de ciclismo ideal para a hora do pedal, pensando na melhor opção de forro e a densidade ideal de acordo com o nível do pedal e o peso do ciclista, além de explicar qual opção de forro é o mais indicado nos dias de hoje.
E se você chegou até aqui e ainda achou tudo isso estranho, pode apostar que esse é um costume que se adquire de forma rápida e você não irá se arrepender!
Abaixo, entenda melhor como a roupa íntima pode prejudicar seu pedal:
Espero que a matéria tenha sido útil pra você que está entrando no mundo do ciclismo!