Revisão na bicicleta: 5 itens para checar antes de sair para pedalar

Revisão na bicicleta: 5 itens para checar antes de sair para pedalar

Guta Valente
ciclista-fazendo-revisão-na-bicicleta

Se engana quem pensa que é só tirar a bicicleta da garagem e sair pedalando por aí sem ter qualquer cuidado. A pedalada de cada dia, com certeza, é um momento sagrado para muitos ciclistas e, por isso, é fundamental que o ciclista tome as devidas providências e saiba que tipo de revisão na bicicleta deve ser feita antes de sair de casa.

São itens simples de serem checados na bicicleta, mas que são imprescindíveis de serem revistos antes da pedalada, tornando-se um verdadeiro hábito em toda preparação para a o pedal, para que assim o ciclista possa curtir o passeio com tranquilidade, sem medo de enfrentar qualquer intercorrência pela falta de revisão dos componentes da bike.

Além da tradicional manutenção preventiva, que é feita em média a cada três meses, o ciclista deve ficar de olho em alguns aspectos da bike antes de sair para pedalar, certificando-se de que o checklist está feito para poder botar a bike na rua com segurança para que a pedalada seja aproveitada ao máximo.

Uma ideia é fazer a conferência como se fosse um M, partindo da roda dianteira, seguindo para o guidão, movimento central, selim e roda traseira. 

5 itens para uma revisão na bicicleta antes da pedalada:

  • Calibragem dos Pneus

É fundamental verificar a calibragem dos pneus antes de sair para pedalar. Para saber qual a pressão ideal do pneu, basta observar na lateral dos pneus a marcação feita pelo fabricante. Com a calibração correta, a rolagem e rendimento do pneu serão melhores, mantendo a durabilidade e conservação dele.

  • Freios

Os freios também precisam estar regulados, afinal, não tem como sair para pedalar sem garantir que eles irão funcionar, não é mesmo? Se perceber que eles não respondem da maneira que deveriam é preciso apertar os manetes e ajustá-los para evitar qualquer problemas. Antes de sair, trave os freios e empurre a bicicleta para frente, testando o componente. Caso a roda gire para frente, o ideal é fazer um ajuste ou até levar ao mecânico para uma checagem.

  • Cabos

Os cabos possuem função importante na bicicleta, já que é através deles que os freios funcionam. Por isso, é importante que eles estejam bem lubrificados e funcionando perfeitamente, sem estarem danificados ou corroídos.

  • Apertos dos parafusos

Os apertos em geral são fundamentais de serem revistos antes de sair para a pedalada. É primordial que os parafusos estejam apertados, portanto, dê uma olhada nos parafusos do guidão, da mesa, do selim, do canote e das blocagens da roda, que variam de bicicleta para bicicleta. Verifique as principais partes da bike, assim como os parafusos pedais, para ver se tudo está em perfeita ordem. Caso use sapatilha, é interessante também verificar o aperto dos tacos da sapatilha.

  • Marcha correta

Há quem não se atente para este detalhe, mas é muito importante que o ciclista saia da inércia na marcha correta. O ideal é deixar numa marcha mais leve, para poder sair com a bicicleta de uma forma mais macia e fácil, sem forçar os componentes da bicicleta.

Cuidados com a bicicleta após a pedalada

Com o checklist feito, já dá para sair para pedalar sem preocupação. Ao retornar da atividade, é sempre bom pensar no que acontece após o uso da bicicleta. Deixá-la limpa da maneira correta e abrigada em um local adequado são passos fundamentais para preservar e dar uma vida longa à bike e já deixá-la prontinha para a próxima volta.

Manutenção da bicicleta

Melhor ainda é cadastrar a magrela no Pedallo, um aplicativo gratuito, que irá facilitar muito nos cuidados com a saúde da bike. É através do app, sincronizado ao Strava, que é possível monitorar o desgaste de cada componente da bicicleta com base no uso dela, além de ficar por dentro do melhor momento para fazer a manutenção e a substituição de cada componente. Para baixar o aplicativo de forma gratuita é só clicar aqui.

manutenção na bicicleta através do pedallo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Bike Análise

Norco
MTB
Alumínio
Kross
Speed
Alumínio
Fuji
Hurbana
Alumínio
Pyga
MTB
Carbono
Cannondale
Speed
Carbono
Intense
MTB
Carbono
Canyon
Speed
Carbono
Specialized
Hurbana
Alumínio